A acupuntura pode ser resumida como uma terapia que se utiliza de agulhas, para estimular pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente.
O grande abismo que separa os princípios da acupuntura com os da nossa medicina ocidental é justamente este conceito de energia. Esta não pode ser visualizada ou tocada e apenas pessoas mais atenciosas conseguem senti-la, tornando difícil provar sua existência, sem que a pessoa passe por uma experiência específica, seja em uma sessão de tratamento ou mesmo prestando muita atenção ao corpo em várias situações do dia-a-dia.
As indicações são diversas, mas as principais costumam ser por conta de dores, dificuldades para dormir e controle da ansiedade e do estresse.
Antes de se submeter a uma sessão, é importante que a pessoa não esteja de jejum prolongado, se alimentando pelo menos uma hora antes.
Uma sessão de acupuntura se inicia com a avaliação energética. Nesta avaliação serão identificadas as causas dos distúrbios que geram os sintomas na pessoa, através de questionários com diversas perguntas associadas a vida pessoal.
Depois de identificadas as causas, os pontos serão escolhidos, iniciando-se assim, a inserção das agulhas, que são esterilizadas e descartáveis. Após 15 minutos, as agulhas são retiradas e as mudanças e melhoras podem ser sentidas tanto imediatamente pela pessoa como apenas após alguns dias, variando conforme cada caso e dependendo da sensibilidade de cada paciente.
A acupuntura apesar de milenar ainda está em constante evolução, com diversos estudos em andamento, bem como com o desenvolvimento de novas técnicas e associações com outros tipos de tratamentos, potencializando os resultados.
Clique aqui para visualizar nosso curativo para acupuntura!