O termo Profilaxia indica uma limpeza da cavidade oral que mantém sua higiene em dia. O procedimento é realizado no consultório do dentista, contando com a assistência das ferramentas do profissional.
Essa técnica é feita com pasta profilática, uma escova profissional específica para essa limpeza, fio dental, flúor e com o motor de baixa rotação. Dessa maneira, o processo acaba sendo considerado como uma escovação supervisionada. Após essa escovação, o dentista faz a aplicação do flúor nos dentes do paciente.
O grande benefício dessa limpeza é a remoção do biofilme dentário. Enquanto isso, o mais importante é o ensinamento de higiene, para que se torne um hábito.
E quem usa Aparelho Ortodôntico?
O aparelho ortodôntico traz algumas modificações nos hábitos e cuidados do paciente. No entanto, a higiene bucal continua essencial e deve ser feita com mais atenção ainda.
Dessa forma, o dentista afirma que a profilaxia é possível e extremamente importante nesses casos, pois, o aparelho dificulta a higiene do paciente, o que faz a retenção de placa aumentar.
Nestes casos, ela é realizada da mesma maneira que alguém sem aparelho ortodôntico. Além das etapas comuns, é usado também o passa fio para corrigir e acertar a utilização do fio dental.