Conheça o vírus da Hepatite C
A Hepatite C é uma inflamação no fígado causada pelo vírus HCV ou vírus da Hepatite C. A transmissão do vírus pode acontecer no compartilhamento de seringas e agulhas infectadas, em acidente de trabalho nos profissionais de saúde, de mãe para filho durante a gestação e em transfusões de sangue.
A hepatite C costuma ser assintomática (cerca de 85% a 90% dos casos) ou apresentam sintomas não específicos. Mas, quando os sintomas aparecem, eles podem ser em 15% dos casos: Cansaço, mal-estar, letargia, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados.
O exame realizado para diagnosticar Hepatite C é o anti-HCV. O resultado do exame anti-HCV pode ser positivo (reagente) ou negativo (não reagente).
Pessoas com resultado positivo (reagente) devem realizar outro exame mais sensível para detectar o RNA do vírus no sangue. Quando esse segundo resultado é negativo, indica que a pessoa já teve contato previamente com o vírus e curou-se. Quando o resultado desse segundo exame é positivo, há grande indicativo de presença da doença Hepatite C.
Resultado do anti-HCV negativo (não reagente) indica que a pessoa não teve contato com o vírus da Hepatite C.
Em torno de 20% das pessoas que entraram em contato com o vírus da Hepatite C curam, enquanto que em torno de 80% das pessoas desenvolvem a doença crônica.
O exame anti-HCV é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser feito nas Unidades de Saúde.
É importante saber que a Hepatite C pode ser prevenida com medidas como:
– Não compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas;
– Usar os equipamentos de proteção individual indicados em cada ocasião;
– Rastrear os doadores de sangue.
Clique aqui para comprar o teste rápido para detectar a Hepatite C.