Para que serve o exame Papanicolau?

O teste de Papanicolau ou preventivo, é um exame ginecológico realizado como prevenção ao câncer do colo do útero, é simples, normalmente indolor e é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano.

Após três exames anuais consecutivos normais, ele pode vir a ser realizado com menor frequência, a cada dois, três anos, de acordo com a análise do médico, exceto as mulheres que possuem pelo menos um fator de risco para câncer do colo uterino, essas devem continuar se submetendo ao exame anual.

Como é feito o exame:

O Papanicolau demora poucos minutos e é feito como parte de um exame ginecológico de rotina. Quando estiver deitada, com os joelhos dobrados e as pernas afastadas, o seu médico introduzirá um espéculo na sua vagina. Este aparelho permite a abertura das paredes da vagina para que o ele possa ver o colo do útero. Então, ele utilizará um cotonete especial, uma escovinha ou uma palheta para, esfregando, remover algumas células do colo do útero, as quais serão mandadas a um laboratório para serem analisadas microscopicamente.

Se as células se mostrarem normais, não será necessário nenhum tratamento.

Se as células não se apresentarem normais ou o exame mostrar alguma infecção, seu médico deverá tratar você desta infecção e sugerir que outro preventivo seja feito em alguns meses.

O Papanicolau pode detectar doenças pré-cancerígenas e, se estas doenças são descobertas a tempo, há uma grande chance de o desenvolvimento do câncer ser combatido através de um tratamento simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *