Compre na loja online

Tubo de citrato: Segurança para exames laboratoriais

O tubo de Citrato é um recipiente usado para coletar sangue para fins de análise laboratorial. Embora pareça simples, esse pequeno tubo desempenha um papel importante na detecção de doenças e na avaliação da saúde de uma pessoa.

Neste post, vamos explorar o que é o tubo de citrato, como funciona e para que serve, além de destacar sua importância na medicina e na saúde.

Então, continue lendo para mais sobre esse item tão importante na rotina dos exames laboratoriais.

tubo-de-citrato-tubo-citrato-comprar-tubo

O que é o tubo de citrato?

O tubo citrato de sodio ou citrato de sodio tubo azul é um recipiente usado para coletar sangue para análises laboratoriais. É composto por uma solução de citrato de sódio, que serve como anticoagulante, evitando a coagulação do sangue e mantendo sua integridade para fins de análise.

A utilização do tubo de citrato é ampla e pode ser empregada em vários exames laboratoriais. Como hemograma que avalia plaquetas, TAP/KPTT que faz verificaçâo da coagulação sanguínea, que verifica o tempo de coagulação do sangue e o funcionamento do sistema de coagulação.

Além disso, o tubo de citrato de sódio também é utilizado em testes de diagnóstico de doenças, como, na detecção de problemas de coagulação, como a trombofilia, que é uma condição na qual o sangue coagula com mais facilidade, aumentando o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Outra aplicação é na realização de exames para avaliar o estado nutricional, como a dosagem de proteínas séricas, que avalia a quantidade de proteínas presentes no sangue e pode indicar problemas de nutrição ou desequilíbrios hormonais.

o que é o tubo de citrato e como ele funciona?

Processo de coleta do sangue com o uso do tubo de citrato

A coleta de sangue com o uso do citrato de sodio tubo azul é feita de forma simples e rápida, geralmente por uma equipe de profissionais de saúde capacitados, como enfermeiros ou técnicos em laboratório.

O processo é conhecido como punção venosa (procedimento que introduz uma agulha em uma veia para retirar sangue), depois a amostra é armazenada no tubo.A quantidade de sangue coletada depende do tipo de exame que será realizado, mas em geral é entre 1,8 e 4 ml. Após a coleta, o sangue é imediatamente transportado para o laboratório, onde é processado e analisado.

É importante destacar que o uso de qualquer tubo pode ter efeitos colaterais, como dor ou inchaço no local da coleta. É fundamental que o paciente informe ao profissional de saúde sobre qualquer tipo de alergia ou problema de saúde que possua, para que a coleta seja realizada de forma segura e adequada.

O tubo de citrato também é utilizado no procedimento PRP. O método trata-se de um procedimento, realizado à base de sangue do paciente. As siglas PRP significam Plasma Rico em Plaquetas. Temos um conteúdo no nosso blog explicando como funciona e quais são os benefícios. Clique aqui para ver o conteúdo.

Conclusão

O tubo de citrato impede a coagulação do sangue, oferece proteção contra contaminações bacterianas e fúngicas e ainda é acessível e barato, tornando os exames laboratoriais ainda mais viáveis.

Por tudo isso, todos os profissionais de saúde devem estar atentos às etapas necessárias para se realizar a coleta de sangue com o uso do tubo de citrato.

A Indavidas é uma loja online com mais de 7 anos de mercado, já entregamos mais de 20.000 pedidos e temos como pilar principal o atendimento e suporte aos nossos clientes. Nosso foco são produtos para hospitais, laboratórios e médicos. Trabalhamos com as melhores marcas BD, Supermax, Descarpack para garantir qualidade aos nossos clientes.

Acesse nosso site e confira a diversidade de tubos, materiais descartáveis e equipamentos. Veja a nossa categoria exclusiva de tubos, clique aqui e conheça mais sobre os produtos da Indavidas.

Faça parte da nossa comunidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Sugestão de leitura

Faça parte da nossa comunidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Sugestões de leitura

Veja Também